SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Portal da Transparência

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTALÂNDIA DO PIAUÍ

Transparência

De forma inédita, Prefeitura de Cristalândia do Piauí realizará exames de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 70 anos

Saúde - 04 de Junho de 2021 - 11:23:10


...

Entre os dias 14 e 19 de junho, a Prefeitura Municipal de Cristalândia do Piauí realizará 330 exames de mamografias em mulheres com idade entre 50 e 70 anos com lesões palpáveis em consulta médica. O serviço é inédito no município e será executado por meio de parceria entre a administração municipal e o SESC, via Carreta da Saúde da Mulher. O objetivo da atividade é a detecção precoce do câncer de mama. 

O prefeito Moisés Filho comemora a conquista. “O câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Essa parceria inédita é motivo de muito orgulho para nossa administração e de esperança para as mulheres cristalandenses”, afirmou. 

A secretária municipal de Saúde, Lissandra Lemos, lembra que a mamografia é um exame complementar e que também é importante a realização do autoexame e do ultrassom das mamas. “A mamografia é fundamental na prevenção do câncer de mama, possibilitando a detecção da doença ainda inicial. Assim, é possível iniciar o tratamento cedo, aumentando assim as chances de cura”, destacou. 

A professora aposentada Zenilde Dias venceu a luta contra o câncer de mama e fala sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença. “Eu vejo que essa ação promovida pela Prefeitura e pela Secretaria de Saúde, de fazer exames de graça, ajudará muitas mulheres na questão da prevenção. Há três anos atrás fui detectada com nódulo, submetida a uma cirurgia e, graças a Deus, estou curada”, relembra. 

Carreta

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um veículo tipo carreta de caminhão, especialmente construído para abrigar uma sala de mamografia e outra para as coletas do preventivo. Todos os procedimentos de atendimento na Unidade Móvel devem ser previamente agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os resultados dos exames são analisados por médicos especialistas que ficam em Teresina e que encaminham a paciente para o serviço público especializado, caso necessário.