SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços

De forma inédita, a Prefeitura de Cristalândia do Piauí realizará exames de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 70 anos

Saúde - 04 de Junho de 2021 - 11:31:13

Entre os dias 14 e 19 de junho, a Prefeitura Municipal de Cristalândia do Piauí realizará 330 exames de mamografia

...

Entre os dias 14 e 19 de junho, a Prefeitura Municipal de Cristalândia do Piauí realizará 330 exames de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 70 anos e pacientes com lesões palpáveis em consulta médica. O serviço é inédito no município e será executado via Caminhão Saúde da Mulher. O objetivo da atividade é a detecção precoce do câncer de mama. 

O prefeito Moisés Filho comemora a conquista. “O câncer de mama  é o mais incidente entre as mulheres. Essa ação inédita é motivo de muito orgulho para nossa administração e de esperança para as mulheres cristalandenses”, afirmou. 

A secretária municipal de Saúde, Lissandra Lemos, lembra que a mamografia é um exame complementar e que também é importante a realização do autoexame. “A mamografia é fundamental na prevenção do câncer de mama, possibilitando a detecção da doença ainda em fase inicial. Assim, é possível iniciar o tratamento cedo, aumentando as chances de cura”, destacou. 

A professora aposentada Zenilde Dias venceu a luta contra o câncer de mama e fala sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença. “Eu vejo que essa ação promovida pela Prefeitura e pela Secretaria de Saúde, de fazer exames de graça, ajudará muitas mulheres na questão da prevenção. Há três anos atrás fui detectada com nódulo, submetida a uma cirurgia e, graças a Deus, estou curada”, relembra. 

Caminhão 

A Unidade Móvel Saúde da Mulher é um veículo tipo caminhão, especialmente construído para abrigar uma sala de mamografia. Todos os procedimentos de atendimento na Unidade Móvel devem ser previamente agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os resultados dos exames são analisados por médicos especialistas.