Notícias

Água para Todos: Dr. Moisés Filho inaugura rede de abastecimento de água na comunidade Cocos

O prefeito de Cristalândia do Piauí, Dr. Moisés Filho, inaugurou, no sábado (21/08/21) a rede de abastecimento do povoado Cocos.

Data de Publicação: 23/08/2021

O prefeito de Cristalândia do Piauí, Dr. Moisés Filho, inaugurou, no sábado (21/08/21) a rede de abastecimento do povoado Cocos. A iniciativa integra o programa Água para Todos, destinado à instalação, com recursos próprios do município, de sistemas para abastecimento de água em comunidades da zona rural. 

Por meio do programa Água para Todos, comunidades rurais são beneficiadas com sistema de bomba para poço artesiano automatizado com caixa de 10.000 litros, além de tubulação nova para alimentação da caixa d’agua e distribuição,instalação da rede de energia elétrica. 

Na comunidade Cocos, foi instalado um conjunto de bomba / painéis para captação de energia solar, que fornecerá energia para o funcionamento da rede de abastecimento de água. 

Durante a inauguração, que contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças e população local, o prefeito Moisés Filho ressaltou que a regularização do abastecimento de água na Zona Rural foi um de seus compromissos de campanha. “Hoje, estamos aqui concretizando esse presente para a comunidade. Ouvimos vários testemunhos do sofrimento que se vivia aqui nos Cocos para conseguir água; de faltar água até mesmo para cozinhar; de ter que correr atrás do caminhão-pipa. Isso acabou, assim cumprimos nosso objetivo, que é de fazer o bem, fazer o certo, trazer qualidade de vida para nossa gente”, disse o prefeito em seu discurso. 

As dificuldades para obter água anteriormente são reafirmadas pela comunidade. O senhor Edmilson, morador dos Cocos, lembra que era preciso percorrer cerca de 2 km para buscar água. “A gente saía de manhã para buscar água no carro de boi. Depois começaram a ‘botar água aqui’, mas passavam de quinze dias sem ‘botar’. O sofrimento era grande. Agora, com essa canalização, graças a Deus, nós temos essa riqueza que é a água”, declarou. 

Dona Maridalva, também moradora da localidade, relata a dor de não ter água para cozinhar. “A gente tinha o alimento dentro de casa, mas, por falta de água, muitas vezes a gente ficava sem a alimentação. Hoje, eu tenho certeza que todo mundo aqui se sente mais contente porque agora a gente tem água em casa. Água é vida. Só temos a agradecer”, disse. 

Calendário
Cocos é a segunda comunidade a ser beneficiada pelo programa Água para Todos. A primeira foi o povoado Jenipapeiro. De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura, as próximas localidades beneficiadas serão os povoados Palmeira e Tabocal.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTALÂNDIA DO PIAUÍ

CNPJ: 06.554.299/0001-02

  • Avenida Luiz Cunha Nogueira, 228 - Bairro: Centro - CEP: 64995000 - Cristalândia do Piauí/PI
  • Telefone: (89) 3576-1102
  • E-mail: prefeituracristalandia@hotmail.com